O Que Visitar em Aveiro
Aveiro tem um vasto leque de atrativos turísticos para todos aqueles que pretendem ficar a conhecer por dentro a cidade dos ovos-moles. O que visitar em Aveiro: o que ver e o que fazer.
Clica num dos tópicos para saberes mais (leitura integral aconselhada)

Existem muitas opções disponíveis em Aveiro, sendo a mais natural recomendar fazer um passeio de moliceiro da ria e vivenciar na íntegra todas as sensações que nos fazem identificar Aveiro como a Veneza portuguesa.
Lazer
Existem muitas possibilidades à disposição, como realizar um passeio de bicicleta (pode alugar uma na Loja Buga, aqui); visitar as salinas; ou ir à Praia da Barra e ver o seu famoso farol (o maior de Portugal).

Enquanto explora a cidade, pode sempre ver algo que normalmente é do agrado de todos os que visitam a cidade: a estação de comboios (cujos azulejos chamam sempre a atenção) e os conhecidos palheiros da Costa Nova.
Entre o património (arquitetura, escultura) mais estimado pelos visitantes da cidade para tirar fotografias, estão a Sé de Aveiro, Igreja da Misericórdia, Catedral de Aveiro, Convento de Jesus, Igreja da Misericórdia de Aveiro e as Quatro estátuas em bronze (Salineira, Marnoto, Parceiro do Ramo e Fogueteiro, localizadas na Praça Humberto Delgado)


Museus
- Museu da Cidade de Aveiro
Este museu é atrativo até pela dinâmica que constrói com a comunidade local. A oferta é variada e a qualidade é rica. Pode fazer visitas às exposições temporárias ou realizar visitas orientadas e temáticas. Existem ainda workshops, oficinas e ateliers para disfrutar.
Morada: Rua João Mendonça n.º 9/11 3800–200 Aveiro | 40º38’29.93’’ N | 8º39’16.04’’ O
Mais informações, aqui.
- Museu Arte Nova de Aveiro
O Museu Arte Nova de Aveiro é certamente um dos edifícios mais emblemáticos da cidade, contribuindo de forma didática para a compreensão do movimento (e respetivo impacto) da Arte Nova na cidade.
A casa de Chá, localizada no rés-do-chão, transforma-se à noite num bar que anima a vida noturna da cidade, mostrando espetáculos de música ao vivo, durante os fins-de-semana.
Morada: Rua Barbosa Magalhães n.º 9,10,11 3800 Aveiro | 40º38’30.58’’ N | 8º39’19.89’’ O
Mais informações, aqui.
- Preços
Para ambos os museus acima referidos há um bilhete único [Museu da Cidade e Museu Arte Nova]: 2€.
Para menores de 12 anos; portadores de Cartão Jovem e Cartão Estudante; Sócios da Ass. Port. de Museologia; Sócios do International Council of Museums; mais de 65 anos: a entrada é gratuita.
Onde Comer?
- Oficina do Doce
Localizada em pleno centro da cidade de Aveiro, a Oficina do Doce partilha estórias e a história dos ovos-moles e de outros doces que integram a doçaria conventual da região de Aveiro. Poderá ainda assistir in loco à produção dos doces e até poderá aproveitar para adoçar a boca com alguns desses produtos.
Morada: Rua João Mendonça, n.º 23 Letra JKL (Galeria Rossio)
Mais informações, aqui.
- Restaurantes
Salpoente (Morada: Cais de São Roque 83);
O Moliceiro (Largo do Rossio n°6);
Dóri (Rua das Companhias, Costa Nova);
Casa Matos (Rua Padre António Almeida 7-A, Salreu);
O Típico (Rua Dr. Manuel Alegre 42, Águeda).
Ramona (R. Eça Queirós 12)
Café Convívio (R. de Aires Barbosa 11)
Hamburgueria Revolta (Praça do Mercado, Loja 24, Aveiro).

Feiras
Ao longo do ano realizam-se diversas feiras tradicionais:
Feira de Março: realizada durante um mês, entre março e abril, no Parque de Exposições de Aveiro. Nesta feira podes assistir a vários concertos, andar em várias diversões, etc.
Feiras de Velharias: realizadas no 3º domingo de cada mês, na Praça do Peixe
Feira de arte e ofícios tradicionais: na Praça Joaquim Melo Freitas, que se realiza todos os 2º Domingos de cada mês
FleaMarket: com a ideologia “one’s man garbage is another man’s gold”, tem como objetivo vender peças usadas que podem ser reutilizadas por outros.
Vida Noturna
Para te divertires à noite procura basta procurares a Praça do Peixe, onde se encontram diversos bares para dançar ou simplesmente beber um copo, e descontraíres de mais um dia de exaustão na Universidade.
Se quiseres prolongar a noite até de manhã tens o BE (bar do estudante).
Caso prefiras menos confusão e um ambiente alternativo, podes-te dirigir ao bar irlandês, Mercado Negro ou Casa Pina (bar de metal).
Não te esqueças que às terças-feiras e quintas-feiras há noite académica!
Diverte-te!!!!!!