O que visitar em Aveiro
Aveiro tem um vasto leque de atrativos turísticos para todos aqueles que pretendem ficar a conhecer por dentro a cidade dos ovos-moles. O que visitar em Aveiro: o que ver e o que fazer.
Clica num dos tópicos para saberes mais (leitura integral aconselhada)

Existem muitas opções disponíveis em Aveiro, sendo a mais natural recomendar fazer um passeio de moliceiro da ria e vivenciar na íntegra todas as sensações que nos fazem identificar Aveiro como a Veneza portuguesa.
Lazer
Existem muitas possibilidades à disposição, como realizar um passeio de bicicleta (pode alugar uma na Loja Buga, aqui); visitar as salinas; ou ir à Praia da Barra e ver o seu famoso farol (o maior de Portugal).

Enquanto explora a cidade, pode sempre ver algo que normalmente é do agrado de todos os que visitam a cidade: a estação de comboios (cujos azulejos chamam sempre a atenção) e os conhecidos palheiros da Costa Nova.
Entre o património (arquitetura, escultura) mais estimado pelos visitantes da cidade para tirar fotografias, estão a Sé de Aveiro, Igreja da Misericórdia, Catedral de Aveiro, Convento de Jesus, Igreja da Misericórdia de Aveiro e as Quatro estátuas em bronze (Salineira, Marnoto, Parceiro do Ramo e Fogueteiro, localizadas na Praça Humberto Delgado)

Museus
- Museu da Cidade de Aveiro
Este museu é atrativo até pela dinâmica que constrói com a comunidade local. A oferta é variada e a qualidade é rica. Pode fazer visitas às exposições temporárias ou realizar visitas orientadas e temáticas. Existem ainda workshops, oficinas e ateliers para disfrutar.
Morada: Rua João Mendonça n.º 9/11 3800–200 Aveiro | 40º38’29.93’’ N | 8º39’16.04’’ O
Mais informações, aqui.
- Museu Arte Nova de Aveiro
O Museu Arte Nova de Aveiro é certamente um dos edifícios mais emblemáticos da cidade, contribuindo de forma didática para a compreensão do movimento (e respetivo impacto) da Arte Nova na cidade.
A casa de Chá, localizada no rés-do-chão, transforma-se à noite num bar que anima a vida noturna da cidade, mostrando espetáculos de música ao vivo, durante os fins-de-semana.
Morada: Rua Barbosa Magalhães n.º 9,10,11 3800 Aveiro | 40º38’30.58’’ N | 8º39’19.89’’ O
Mais informações, aqui.
- Preços
Para ambos os museus acima referidos há um bilhete único [Museu da Cidade e Museu Arte Nova]: 2€.
Para menores de 12 anos; portadores de Cartão Jovem e Cartão Estudante; Sócios da Ass. Port. de Museologia; Sócios do International Council of Museums; mais de 65 anos: a entrada é gratuita.

Onde Comer?
- Oficina do Doce
Localizada em pleno centro da cidade de Aveiro, a Oficina do Doce partilha estórias e a história dos ovos-moles e de outros doces que integram a doçaria conventual da região de Aveiro. Poderá ainda assistir in loco à produção dos doces e até poderá aproveitar para adoçar a boca com alguns desses produtos.
Morada: Rua João Mendonça, n.º 23 Letra JKL (Galeria Rossio)
Mais informações, aqui.
- Restaurantes
Salpoente (Morada: Cais de São Roque 83);
O Moliceiro (Largo do Rossio n°6);
Dóri (Rua das Companhias, Costa Nova);
Casa Matos (Rua Padre António Almeida 7-A, Salreu);
O Típico (Rua Dr. Manuel Alegre 42, Águeda).
Café Ramona (R. Eça Queirós 12)
Café Convívio (R. de Aires Barbosa 11)

Feiras
Ao longo do ano realizam-se diversas feiras tradicionais:
Feira de Março: realizada durante um mês, entre março e abril, no Parque de Exposições de Aveiro. Nesta feira podes assistir a vários concertos, andar em várias diversões, etc.
Feiras de Velharias: realizadas no 3º domingo de cada mês, na Praça do Peixe
Feira de arte e ofícios tradicionais: na Praça Joaquim Melo Freitas, que se realiza todos os 2º Domingos de cada mês
FleaMarket: com a ideologia “one’s man garbage is another man’s gold”, tem como objetivo vender peças usadas que podem ser reutilizadas por outros.
Vida Noturna
Para te divertires à noite procura basta procurares a Praça do Peixe, onde se encontram diversos bares para dançar ou simplesmente beber um copo, e descontraíres de mais um dia de exaustão na Universidade.
Se quiseres prolongar a noite até de manhã tens o BE (bar do estudante).
Caso prefiras menos confusão e um ambiente alternativo, podes-te dirigir ao bar irlandês, Mercado Negro ou Casa Pina (bar de metal).
Não te esqueças que às terças-feiras e quintas-feiras há noite académica!
Diverte-te!!!!!!