Conversas Informais 2020

Conversas Informais 2020

Conhece os Convidados!

O Cristofe entrou em Setembro de 2010 no Mestrado Integrado em Engenharia Química na Universidade de Aveiro. Foi voluntário no Erasmus Sudent Network (ESN), como Erasmus Buddy. Esteve inserido na Comissão de Faina em 2012/2013. Foi representante de matricula na Comissão de Curso em 2012/2013. Fez parte da equipa NEEQu em 2013 (responsável pela secção Pedagógica ). Esteve em Erasmus na Dinamarca, onde estudou na prestigiada universidade Technical University of Denmark (DTU). Fez parte da grande equipa organizadora do primeiro Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Química em Aveiro. Para colmatar o percurso académico esteve inserido no grupo de investigção PATh (Process and Product Applied Thermodynamics), onde realizou a tese de mestrado com o tema "Medição Experimental e Modelação das Propriedades Termofísicas de Glicóis". Concluiu o curso em 23 de Julho de 2015. Antes de iniciar a sua carreira profissional tirou uma formação em LEAN SIX SIGMA Green Belt, pela SGS Academy. Estagiou na empresa Heliflex - Tubos e Mangueiras S.A, no departamento de Investigação e Desenvolvimento. Atualmente trabalha na Indasa - Indústria de Abrasivos, SA, empresa líder na produção de abrasivos flexíveis de alto rendimento.

A Helena completou o seu doutoramento em Engenharia Química, atribuído pela Fundação Portuguesa de Ciências e Tecnologia, no ano de 2017. Ainda durante o seu doutoramento, estagiou na Universidade Técnica de Dortmund, Alemanha e na Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tokyo, Japão. Atualmente é uma investigadora no CICECO, instituto de materiais, onde trabalha no desenvolvimento de processos sustentáveis para a remoção e reciclagem de metais pesados de águas residuais.

Desde cedo que ganhou uma paixão enorme pelas ciências e em particular pela química, que dura até ao presente. Concluiu o Mestrado em Enhenharia Química em 2020 com uma média de 19 valores e ganhou vários prémios por excelente performance académica. Defendeu a tese "Unveiling The Mechanism of Hydrotropy: Towards a Sustainable Future", que recebeu nota final de 20 valores e foi destacado na Nature Reviews Chemistry.

Formou-se em Engenharia Química na UA em 2005, tirando o mestrado mais tarde com a dissertação “Medição de propriedades termofísicas de perfluorocarbonetos e líquidos iónicos”. Foi estudante Erasmus na Universidade Rovira e Virgili, em Espanha, entre 2003 e 2005. Durante o seu percurso académico foi ainda coordenador do Núcleo de Futebol da AAUAv. Depois de formado, dedicou a sua vida profissional à investigação tendo participado em inúmeras publicações científicas e projetos de investigação (essencialmente no grupo Path). Pós doutorou-se em 2012 na área dos líquidos iónicos. É uma pessoa multifacetada com largos conhecimentos noutras áreas, nomeadamente em programação e automação e controlo.​

Começou o seu percurso académico em 2014 e terminou em 2019, com entrega da tese sobre "Efeito das cinzas volantes nas fases de hidratação de argamassas-cola", desenvolvida na Saint-Gobain Weber. Integrou a comissão de Faina de 2016 a 2018 e a Magna Tuna Cartola durante todo o seu percurso académico. Foi ainda Responsável Financeiro da Magna Tuna Cartola em 2018.​

Partilha: