Alojamento

Preços
O preço do aluguer de um quarto em Aveiro pode oscilar entre os 120 e os 200 (sem despesas incluídas). Usualmente os alugueres são feitos quarto-a-quarto havendo também a possibilidade de aluguar toda a habitação.

Procurar
As principais zonas adequadas, pela proximidade aos alunos do DQ, são a Vila jovem, o Bairro de Santiago, a Urbanização Chave, o Bairro do Liceu, a zona do Glicínias, a rua Mário Sacramento e a zona por trás da UA. Para encontrar os contactos podes contactar uma imobiliária ou procurar os diversos anúncios na UA, nas catacumbas, ou espalhados pela cidade, principalmente nos cafés.
www.ua.pt/sas/PageText.aspx?id=12465&ref=ID0EJCA/ID0EAJCA

Aluguer
Não deves alugar a primeira habitação que visitas, deves primeiro ter uma ideia geral das habitações da zona (condições e preços praticados) e verifica junto dos teus pais se o orçamento mensal que tens é suficiente para o custo da habitação.
Deves também assinar um contrato de arrendamento que consagre os deveres e os direitos do proprietário do imóvel e do seu inquilino. Deves verificar como fica definido o regime de actualização da renda (se não ficar definido, esta é feita de acordo com a taxa de inflação), os prazos de denúncia e não renovação do contrato e a quem ficam a cargo as despesas domésticas. Poderás ainda recorrer a um mediador mobiliário para facilitar todo este processo.
É importante que seja entregue uma listagem com o inventário dos mesmos, identificando-os e descriminando o seu estado e que tu listes também tudo o que levares.
Verifica também as condições da habitação antes de alugar (electrodomésticos, armários, torneiras e casas de banho, colchão, etc), se houver necessidade de arranjos na habitação estas devem ser acordadas no início. Deves efectuar os pagamentos sempre por cheque ou transferência bancária, como forma de manteres um registo exacto do pagamento da renda, e não te esqueças de solicitar o recibo para poderes deduzir parte das rendas no IRS.
Aproveita também os primeiros dias para conhecer os teus vizinhos. visita-os pessoalmente ou deixa uma comunicação por correio.

Deixar a habitação
Deves contactar o senhorio um mês antes de deixares a habitação e para combinar a data e hora para entregares as chaves e para verificarem as condições em que deixas a habitação. Limpa tudo antes de saíres para não perderes a caução e deixa um contacto teu para ser entregue aos próximos inquilinos para o caso de te ser enviado para aquela morada alguma correspondência.

Residências Universitárias
Existe também a possibilidade de concorreres a alojamento nas residências universitárias. As residências de estudantes situam-se, na sua grande maioria, no Campus Universitário, havendo algumas localizadas na cidade a poucos minutos da Universidade. O processo de candidatura decorre em simultâneo com a candidatura à bolsa de estudo, podendo também ser realizada fora desse período, no entanto o alojamento universitário é preferencialmente atribuído aos alunos bolseiros.

Mais informação no site dos SAS
www.ua.pt/sas/PageText.aspx?id=15722&ref=id0ejca