Finalistas

Opções livre
A abertura das UC de opção tem de ter em conta a distribuição de todas as áreas de conhecimento, garantindo desse modo a versatilidade da escolha discente, e salvaguardar a existência dos recursos humanos respectivos. Assim, a Distribuição de Serviço Docente é realizada tendo como base uma previsão das opções escolhidas. Deste modo, a escolhe de UC dentro da mesma opção poderia criar constrangimentos e impossibilitar o correcto funcionamento das UC.
Habitualmente a listagem das opções livre disponíveis é afixada no DQ no início de Agosto.

Tese
No início do ano as propostas são apresentadas, mas podem e devem consultar os professores responsáveis por cada área científica.
Se necessitares de entregar a tese na época especial em Dezembro tens até ao final de Outubro para fazer o pedido de provas, se não o fizeres é que tens que ir aos serviços académicos regularizar a tua situação.

Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais (GESP)
O GESP tem como missão promover a inserção no mercado de trabalho e disponibiliza diversos serviços, o PORTA (Portal de Ofertas e Curricula) que permite fazer o encontro entre a procura e oferta de oportunidades de estágio/emprego (depois de te inscreveres é gerado um CV que é depois enviado para Empresas/Instituições), serviços de orientação para a inserção profissional (manual de inserção profissional, workshops, consulta individual), informações sobre mobilidade, estágios internacionais, integração profissional e auto-emprego.
Sítio do GESP – www.ua.pt/gesp
Portal de Ofertas e Curricula – www.ua.pt/gesp/PageText.aspx?id=3434
Secção emprego do jornal ua_online – http://uaonline.ua.pt/pub/news.asp?ct=7&lg=pt