Estudos

Gabinete Pedagógico (GP)
O GP proporciona um apoio em assuntos relacionados com aspectos gerais da tua vida académica e pessoal, respeitando sempre a confidencialidade. No GP procura-se informar, apoiar, incentivar e criar condições para os teus problemas ou outras situações difíceis possam ser resolvidas.
Os estudantes portadores de deficiências ou doenças crónicas que dificultam o seu percurso académico recebem apoio específico por parte do GP.
www.ua.pt/pedagogico

Locais de estudo
Para poderes estudar tens disponíveis a Biblioteca (no centro do Campus Universitário junto aos SAS), a Mediateca (no Dep. de Educação em frente à Reitoria) e as salas dos diferentes departamentos da UA (horários em actualização)

Propinas
O pagamento das propinas pode ser feito na totalidade ou em prestações. Para cada uma destas modalidades existe a possibilidade de pagar por multibanco, através de uma referência disponível no PACO, ou então nos Serviços de Gestão Académica. Se o pagamento em prestações não for feito até à data limite, terá de ser obrigatoriamente efectuado nos SGA e será adicionada uma multa.

Portal Académico (PACO)
O PACO (paco.ua.pt) possibilita aos alunos consultar o histórico de notas, disciplinas, estado das propinas, plano curricular, exames, horário, e inscrições em turmas, exames e avaliações. Permite ainda pedidos de certidões e requerimentos.

Certidões
O serviço certidao.ua.pt permite o acesso a um conjunto de certidões referentes à situação académica dos estudantes. O acesso a estas certidões faz-se através da disponibilização de um código que pode ser fornecido a terceiros que pretendam certificar a situação académica do estudante para os mais diversos efeitos. Estas certidões são apenas verificáveis electronicamente (online) não tendo qualquer validade se forem impressas.

Departamentos e Salas
Todos os departamentos da Universidade de Aveiro (Mapa do Campus) são identificados por números. Nos horários cada sala é identificada por uma referência composta pelo “número do departamento”, “piso” e “número da sala”, respectivamente (ex: 15.2.41. significa Departamento de Química, 2º piso, sala 41).

Tipos de aulas
Existem 3 tipos de aulas na UA: as aulas teóricas (T) as aulas teórico-práticas (TP) e as aulas práticas (P). Nas aulas práticas existem várias turmas (P1, P2, P3…) que são preenchidas com os diferentes alunos, ficando cada aluno apenas com uma dessas aulas.
No horário, além das aulas, estão também marcadas horas de Orientação Tutorial (OT). Estas horas servem de complemento às aulas das disciplinas onde podes tirar dúvidas. As OT são facultativas, ou seja, não são obrigatórias.

Comissão de Curso
A Comissão de Curso (CC) é um órgão que analisa as diferentes disciplinas ao longo do ano. Este órgão é constituído por um conjunto de professores nomeados e por alunos que são eleitos como representantes de cada ano.

Moodle
O Moodle é uma plataforma de apoio ao estudante. Consiste numa base de dados que permite ao aluno estar em permanente contacto com os professores e com o material didáctico. Nesta plataforma são colocados o plano curricular da cadeira e o método de avaliação, apontamentos, exercícios e exames dos anos anteriores para que os alunos possam estudar e as notas dos exames. Regularmente os regentes das disciplinas colocam informações importantes no Moodle tais como alterações de aulas ou de sala, entre outros avisos.

Avaliação
Na maior parte das cadeiras é dado a escolher ao aluno o método de avaliação: avaliação continua (realizado através de um mínimo de 5 momentos de avaliação ao longo do semestre antes da época especial de exames); avaliação discreta (realização de 2 a 4 momentos de avaliação específicos podendo o último ser realizado na época de exames); avaliação final (realizada na época de exames). Esta inscrição é efectuada no PACO depois de o professor disponibilizar essa informação.

Regime de faltas
O máximo de faltas que podes dar (justificadas ou não) é de 70% para as aulas teóricas e de 80% para as aulas práticas.
Até ao 2º ano, nas aulas T ou TP, o professor é responsável por definir no início do ano se a frequência dessas aulas é obrigatória ou não. No caso das disciplinas P a presença é obrigatória.
Entre o 3º e o 5º ano não existe presença obrigatória nas aulas T. No caso das TP e P a presença obrigatória depende do professor.

Época Especial
A época especial de exames realiza-se nos meses de Setembro (disciplinas de licenciatura) e Outubro (disciplinas de mestrado). Tem acesso à época especial de exames todos os alunos com estatuto de trabalhador estudante, dirigente associativo, agente associativo, ou alunos finalistas.
As datas de candidatura podem ser encontradas no calendário escolar (http://www.ua.pt/sga/PageText.aspx?id=4618&ref=ID0EECA/ID0EDECA/ID0EGDECA)

Horários e turmas
Os horários com as turmas disponíveis em cada semestre podem ser encontrados no PACO. As datas de inscrição e escolha de horários podem ser consultadas no calendário de execução escolar (www.ua.pt/sga/pagetext.aspx?id=4618&rdfrom=saa).
Se quiseres mudar de turma deves falar com o professor da turma para a qual queres mudar para saber se existem vagas disponíveis.

Cursos livres de línguas
O Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro tem todos os anos diversos cursos de  línguas. Estes cursos estão abertos a toda a comunidade académica. No final, após uma avaliação final, é entregue um Certificado de Nível de Língua ou um Certificado de Aproveitamento.
www.ua.pt/dlc/PageText.aspx?id=6464&ref=ID0EDCA/ID0EGDCA

Tempo Parcial
O regime de Tempo Parcial permite que te matricules na UA a um máximo de 30 créditos por ano e pagando apenas 60% das propinas. Para tal deverás indicar esta opção no ato da inscrição via PACO.
Se te quiseres inscrever na dissertação, no projecto ou estágio, com mais de 30 créditos, e beneficiar do regime de tempo parcial, tens de entregar nos SGA uma declaração do orientador atestando que já realizaste trabalho relevante, e que o trabalho que ainda é necessário para a completar não excede os 30 créditos (de notar que os crédito de uma unidade curricular têm correspondência às horas de trabalho que é necessário dispensar nessa unidade).

Trabalhador estudante
Para ter acesso ao estatuto de trabalhador estudante tem de ser entregue através do envio por correio para os SGA semestralmente e dentro dos prazos definidos no calendário escolar o comprovativo da inscrição na SS, caso seja trabalhador por conta de outrem, ou o impresso de início de atividade do Ministério das Finanças, caso seja trabalhador independente.