Cultura e Lazer

LAZER

Aveiro, considerada a Veneza de Portugal, tem toda uma panóplia de paragens obrigatórias.

Não temos gôndolas mas temos moliceiros e por um preço simbólico podes conhecer a ria e parte da cidade.

Depois de um agradável passeio pela ria, podes alugar uma Buga (bicicleta) para facilitar a descoberta da cidade.

Nesta aventura por Aveiro, podes começar por conhecer o mercado do peixe (Largo da Praça do Peixe ) e o jardim do Rossio, onde muitas vezes são realizadas exposições de artesanato.

Uma vez que estás no Rossio, e sendo hora de almoço ou jantar, podes descobrir um dos pratos típicos de Aveiro: caldeirada de enguias. Para isto, basta dirigiste ao restaurante “O Telheiro” (Largo da praça do peixe). Claro que depois de almoço, sabe sempre bem a sobremesa, então podes optar por os tão famosos e maravilhosos ovos moles ou alguns dos seus derivados, como, castanhas de ovos, fios de ovos ou a lampreia de ovos no entanto, se não fores amante de doces com fios de ovos, podes optar por uma tripa ou bolacha americana, no “Têzero”, junto à ria (rua clube dos galitos).

Continuando a nossa visita, e junto a um dos canais de Ria encontra-se a capela de São Gonçalo , onde todos os anos no domingo mais próximo do dia 10 de Janeiro, são realizadas as festas de São Gonçalinho. Nestas festas, a grande tradição consiste em atirar cavacas, compradas por aqueles que fizeram promessas a São Gonçalinho. Estas são atiradas a partir da cúpula da igreja para a multidão que se encontra no átrio da igreja com os mais variados utensílios para apanhar os referidos doces.

Seguindo uma das avenidas principais da cidade (Avenida Lourenço Peixinho), chegas à Estação Ferroviária de Aveiro, onde podes apreciar os azulejos do século XIX representantes do estilo “Casa Portuguesa”, uma estilo que representa várias cenas ferroviárias, naturais, cultura e atividades tradicionais.

Uma vez que andamos a explorar a cidade podes conhecer o Museu de Santa Joana, situado na avenida Santa Joana (perto do tribunal de Aveiro) onde há exposições de arte ao longo do ano.
Seguindo a avenida irás encontrar a Sé Catedral de Aveiro, onde podes apreciar a arte barroca da igreja.

Chegada a hora do lanche/jantar podes deliciar-te com os deliciosos hambúrgueres do “Ramona”( Rua Eça de Queiroz nº12), ou com os apetitosos petiscos do “Café Convívio”( Rua de São Sebastião nº141).

Depois de encheres a barriga não há nada melhor que assistir a uma peça do teatro – teatro aveirense (Rua Belém do Pará)-,  ou então uma ida ao cinema –, Fórum de Aveiro ou Glicínias Plazza.

FEIRAS

Ao longo do ano realizam-se diversas feiras tradicionais:
- Feira de Março: realizada durante um mês, entre Março e Abril, no Parque de Exposições de Aveiro. Nesta feira podes assistir a vários concertos, andar em várias diversões, etc.

- Feiras de Velharias: realizadas no 3º domingo de cada mês, na Praça do Peixe

- Feira de arte e ofícios tradicionais: na Praça Joaquim Melo Freitas, que se realiza todos os 2º Domingos de cada mês

 

- FleaMarket: com a ideologia  “one’s man garbage is another man’s gold”, tem como objetivo vender peças usadas que podem ser reutilizadas por outros.

 

ACTIVIDADES DESPORTIVAS

Como sabes, o clube desportivo de Aveiro é o Beira-Mar, portanto se gostas de jogar futebol podes tentar juntar-te a este clube. Podes também entrar neste clube para praticar Basquetebol, Bilhar, Futsal e Judo. Para tal basta dirigires-te ao pavilhão do Beira-Mar (Rua Pombas Pavilhão Beira Mar) para obteres mais informações.

Para praticares desportos como: remo, ciclismo, atletismo, natação, triatlo, etc, podes dirigir-te à sede do Clube dos Galitos (Praça Dr. Joaquim Melo Freitas, 3), e entrares nesta associação.

Se não és muito de fazer desportos de grupo e/ou ao ar livre, podes optar por te inscrever num ginásio: knock-out – junto ao glicínias (Rua Direita de Aradas, nº22 R/C) -  ou  Body center- Vera Cruz ginásio (Rua Marques Gomes, nº2).

Se praticavas desporto antes de te inscreveres na Universidade podes continuar a fazê-lo e para tal dirige-te ao pavilhão da UA.

Se não te quiseres envolver num desporto mas quiseres encontrar-te com os teus amigos e fazer alguns jogos tens um campo junto ao Hotel Mélia que podes desfrutar sem qualquer custo.

 

VIDA NOTURNA

Para te divertires à noite procura basta procurares a Praça do Peixe, onde se encontram diversos bares para dançar ou simplesmente beber um copo, e descontraíres de mais um dia de exaustão na Universidade.

Se quiseres prolongar a noite até de manhã tens o BE (bar do estudante).

Caso prefiras menos confusão e um ambiente alternativo, podes-te dirigir ao bar irlandês,  mercado Negro  ou Casa Pina (bar de metal).

Não te esqueças que às terças-feiras e quinta-feiras há noite académica!

Diverte-te!!!!!!