Bolsa de doutoramento directo para o estudo da formação e dissociação de hidratos de gás

Área de conhecimento: Engenharia Química
No do processo FAPESP: 2014/02140-7
Título do projeto: ESTUDO DA FORMAÇÃO E DISSOCIAÇÃO DE HIDRATOS DE GÁS
Área de atuação: Engenharia Química
Pesquisador principal: María Dolores Robustillo Fuentes
Unidade/Instituição: Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da
Universidade de São Paulo
Data limite para inscrições: 28/11/2014

http://www.fapesp.br/oportunidades/736

Os hidratos de gás são estruturas sólidas formadas pela associação de moléculas de água que contêm moléculas de metano ou outros gases de baixo peso molecular em seu interior.
O estudo e a compreensão dos mecanismos de formação ou dissociação dos hidratos de gás são relevantes em diversas áreas, como na garantia de escoamento de gás e petróleo, purificação de água, captura e sequestro de CO2, bem como no transporte e armazenamento de energia alternativa a outros combustíveis como petróleo ou carvão. No entanto, existem muitas incógnitas em relação a sua formação/dissociação, principalmente em condições extremas de pressão e temperatura.
Oferecemos duas bolsas de doutorado direto (http://www.fapesp.br/278) para o estudo da formação e dissociação de hidratos de gás, em um projeto Jovem Pesquisador FAPESP em Centros Emergentes. Estão previstas as participações dos bolsistas em congressos e reuniões científicas internacionais relacionadas à área do trabalho, além de estágios de pesquisa em outros centros colaboradores no exterior. Especial atenção será dada à publicação dos resultados em revistas científicas de alta qualidade.
Recém-graduados ou alunos de mestrado que desejem mudar de regime, com excelente rendimento acadêmico e inglês fluente, deverão estar inscritos no programa de pós-graduação em Engenharia Química da Escola Politécnica (http://sites.poli.usp.br/pqi/pos/) e entrar em contato com a Dra. María
Dolores Robustillo Fuentes por email (mariadolores.robustillo@usp.br). Valorizar-se-á positivamente a capacidade de trabalho em equipe, assim como a iniciativa e autonomia na procura de soluções.
Os documentos necessários para a inscrição são:
a) Curriculum atualizado;
b) Histórico escolar;
c) Carta de apresentação indicando a razão de interesse na bolsa;
d) Duas cartas de recomendação com os nomes e e-mails de contato.