Novo Regime de Prescrição de Matrículas na Universidade de Aveiro

Recomendamos a leitura atenta do seguinte comunicado.

Caros colegas,

no ano lectivo de 2010/2011 entrou em vigor o Regime de Prescrição de Matriculas na Universidade de Aveiro. Este regime obriga a que um aluno tenha aproveitamento a um valor mínimo de ECTS dependendo do número de matrículas que possua.

Uma vez que o regulamento entrou em vigor no ano lectivo de 2010/2011 e nos encontramos no ano lectivo 2013/2014, todos os alunos com 4 matrículas desde essa altura (ou seja, 4 ou mais matrículas no curso) devem ter aproveitamento a pelo menos 120 ECTS durante este período para se poderem matricular no ano seguinte. (o equivalente a sensivelmente a 20 cadeiras feitas durante estes 4 anos). Da mesma forma, alunos com 3 matrículas devem ter pelo menos 60 créditos (equivalente a 10 cadeiras) para se poder inscrever no ano seguinte.

A tabela pode ser consultada com mais detalhe no Regulamento..

https://www.ua.pt/gaqap/uaemmudanca/ReadObject.aspx?obj=17216

Segundo este mesmo regulamento, um aluno que esteja em risco de prescrever, deve ser avisado com um limite de até 10 dias desde o dia de inscrição, pelo que os alunos com 3 e 4 matrículas nesta situação deveriam ser avisados em Setembro, aquando da sua inscrição ou 10 dias seguintes, desta situação.

Um colega nosso fez-nos chegar o seu caso, no qual irá prescrever e apenas foi informado da mesma esta semana, por se ter dirigido aos serviços académicos para se informar sobre a sua situação. Posto isto, a Universidade de Aveiro não cumpriu o Art. 8º do Regulamento.

O Provedor do Estudante está a par desta situação, e encontra-se a analisar esta situação.

O Núcleo de Estudantes de Engenharia Química vem por este meio pedir a todos os alunos com mais de 3 matrículas consecutivas no MIEQ confirmem a sua situação, contabilizando o número de ECTS feitos desde o ano lectivo de 2010/2011. Caso o vosso caso seja um dos casos de prescrição, e não tenham sido avisados dentro dos 10 dias previstos no regulamento, pedimos que o façam chegar junto do Provedor do Estudante contactando-o para isso através do seu email: provedor@ua.pt
Pedimos também que façam chegar esta notícia aos vossos colegas, para que todos estejam atentos. Mais uma vez reforçamos uma leitura atenta ao regulamento para a compreensão do mesmo.

Saudações Académicas,

Núcleo de Estudantes de Engenharia Química
da Associação Académica da Universidade de Aveiro