Novo Regime de Prescrição de Matrículas na Universidade de Aveiro

Recomendamos a leitura atenta do seguinte comunicado.

Caros colegas,

no ano lectivo de 2010/2011 entrou em vigor o Regime de Prescrição de Matriculas na Universidade de Aveiro. Este regime obriga a que um aluno tenha aproveitamento a um valor mínimo de ECTS dependendo do número de matrículas que possua.

Uma vez que o regulamento entrou em vigor no ano lectivo de 2010/2011 e nos encontramos no ano lectivo 2013/2014, todos os alunos com 4 matrículas desde essa altura (ou seja, 4 ou mais matrículas no curso) devem ter aproveitamento a pelo menos 120 ECTS durante este período para se poderem matricular no ano seguinte. (o equivalente a sensivelmente a 20 cadeiras feitas durante estes 4 anos). Da mesma forma, alunos com 3 matrículas devem ter pelo menos 60 créditos (equivalente a 10 cadeiras) para se poder inscrever no ano seguinte.

A tabela pode ser consultada com mais detalhe no Regulamento..

Segundo este mesmo regulamento, um aluno que esteja em risco de prescrever, deve ser avisado com um limite de até 10 dias desde o dia de inscrição, pelo que os alunos com 3 e 4 matrículas nesta situação deveriam ser avisados em Setembro, aquando da sua inscrição ou 10 dias seguintes, desta situação.

Um colega nosso fez-nos chegar o seu caso, no qual irá prescrever e apenas foi informado da mesma esta semana, por se ter dirigido aos serviços académicos para se informar sobre a sua situação. Posto isto, a Universidade de Aveiro não cumpriu o Art. 8º do Regulamento.

O Provedor do Estudante está a par desta situação, e encontra-se a analisar esta situação.

O Núcleo de Estudantes de Engenharia Química vem por este meio pedir a todos os alunos com mais de 3 matrículas consecutivas no MIEQ confirmem a sua situação, contabilizando o número de ECTS feitos desde o ano lectivo de 2010/2011. Caso o vosso caso seja um dos casos de prescrição, e não tenham sido avisados dentro dos 10 dias previstos no regulamento, pedimos que o façam chegar junto do Provedor do Estudante contactando-o para isso através do seu email: provedor@ua.pt
Pedimos também que façam chegar esta notícia aos vossos colegas, para que todos estejam atentos. Mais uma vez reforçamos uma leitura atenta ao regulamento para a compreensão do mesmo.

Saudações Académicas,

Núcleo de Estudantes de Engenharia Química