13º Aniversário NEEQu

Apesar das circunstâncias que vivemos não queremos deixar passar uma data tão importante para nós, o 13° Aniversário do NEEQu!

Não podemos realizar o habitual jantar de curso para celebrar esta tão importante data, deixamos mensagens da Diretora do nosso curso, a Prof. Inês Portugal, do Diretor do DQ, o Prof. Armando Silvestre e po último, do nosso coordenador, Vínícius de Paula!

Vinícius de Paula

A 5 de Dezembro de 2007 é fundado o Núcleo de Estudantes de Engenharia Química da Associação Académica da Universidade de Aveiro e no presente ano celebramos o seu 13º Aniversário.

Neste dia de festa, é importante dizer que é notório o crescimento do NEEQu-AAUAv em todas as suas vertentes, acompanhando a evolução da Engenharia Química e adaptando-se às necessidades de todos os estudantes que representa e penso que treze anos mais tarde, estamos todos conscientes da importância deste órgão. O NEEQu-AAUAv é uma referência a nível nacional. É, por palavras de dirigentes com quem tive a oportunidade de contactar, o exemplo de comunicação ímpar, proatividade e inovação, nunca esquecendo daquele que é o seu verdadeiro objetivo: a defesa dos interesses de todos os alunos de Mestrado Integrado e Doutoramento em Engenharia Química da Universidade de Aveiro. Sou extremamente grato por ter pertencido a quase um terço da história deste núcleo e, embora estejamos a passar por um momento que dificulta o nosso trabalho, fico feliz pelo NEEQu ter um papel ativo na vida dos estudantes, sendo pioneiro na discussão do melhoramento da qualidade letiva e na resolução dos problemas que foram surgindo com a transição para um regime de ensino à distância. O NEEQu não parou, não pode parar e nunca irá parar, e a prova disso foram todos os estudantes que por cá passaram e passarão nos próximos anos e são todos os estudantes que nos motivam a dar um pouco mais de nós todos os dias, complementando a sua formação académica e servindo como base impulsionadora dos seus projetos.

É por tudo isto que, hoje, treze anos mais tarde, esperamos que se agarre nesta noção de progresso com mais vontade que nunca e que o NEEQu se continue a mostrar irreverente.

Parabéns EQ. Parabéns NEEQu.

Prof. Inês Portugal

PARABÉNS ao NEEQu.
Ao longo destes 13 anos foi com prazer e admiração que a direção de curso do MIEQ acompanhou o trabalho realizado pelas várias equipas, sempre empenhadas, motivadas e imaginativas. 
 
Das várias atividades destacam-se: a organização do ENEEQ, as conversas informais com antigos alunos, os workshpos de formação complementar, os estágios de verão, a participação em todas as sessões de acolhimento aos novos estudantes e no programa de tutoria, e em tantas outras. 
 
Nesta ocasião estão todos de parabéns, os estudantes do MIEQ, os membros do NEEQu atual e todos os participantes em equipas passadas e futuras. 
 
Bem hajam

Prof. Armando Silvestre

Caros membros do NEEQu

A formação em EQ teve inicio no DQ em 1995 e ao longo das últimas duas décadas e meia afirmou-se como uma das principais áreas de formação e investigação no departamento, a par com a química, bioquímica e biotecnologia. Hoje, a qualidade dos nossos alunos e da formação administrada a nível do Mestrado Integrado e Doutoramento em Engenharia Química são reconhecidas a nível nacional e internacional, traduzindo-se numa elevada atratividade dos cursos e na elevada empregabilidade dos nossos graduados. São igualmente reconhecidas a qualidade da investigação, quer fundamental quer aplicada, desenvolvidas no departamento, nomeadamente na área da engenharia química.

Este sucesso só se consegue com alunos motivados, com um corpo docente e de investigadores qualificados e com uma boa interação entre todos os atores. Neste contexto, os núcleos de estudantes, e neste caso particular o NEEQu, desempenham um papel essencial, por um lado na criação de um espírito de grupo e na mobilização dos estudantes para as mais diversas atividades, por outro na interação com as estruturas departamentais. A cooperação entre os núcleos e as estruturas departamentais tem-se revelado essencial na identificação e resolução de problemas dos alunos e na sua mobilização para participar em diferentes atividades, quer dinamizadas pelo próprio núcleo, quer pelas estruturas do departamento.

Desde que a atual direção assumiu funções, posso testemunhar pessoalmente a importância dessa interação, em todas as vertentes, e a resposta pronta do NEEQu sempre que solicitada. Não posso deixar de evidenciar em especial os tempos de pandemia que vivemos, em que grandes mudanças ocorrem na nossa vida, quer pessoal quer académica, a forma como o núcleo sempre respondeu no sentido de ser parte ativa na implementação e melhoração de métodos de ensino e avaliação e ao mesmo tempo tentaram manter a vitalidade do núcleo, perspetivando nomeadamente as atividades para o próximo ano.

Assim, e neste 13º aniversário do NEEQu, o departamento faz votos do maior sucesso, porque desse sucesso depende o sucesso dos alunos e do departamento de química. E obviamente, contam com a direção do departamento como esta conta convosco. Parabéns por este aniversário.

Partilha: